Aula#2 [design editorial - 'presença']

INTRODUÇAO DO BRIEFING/PROJECTO #1
Objectivos: após uma breve pesquisa histórica e a análise dos exemplos mais relevantes de revistas modernistas, mais concretamente a «Presença», os alunos deverão desenvolver uma nova proposta gráfica [inovadora e funcional] para um número específico desta revista. Pretende-se que os alunos através da articulação da tipografia, do formato, da cor, da imagem e dos materiais e tecnologias empregues, façam uma interpretação do conteúdo/texto/mensagem e o reforcem no desenvolvimento do novo produto gráfico.
Não existem condicionantes em termos de formatos, dimensões, dobragens, cores, tecnologias e materiais, no entanto, os alunos deverão ter em conta questões económicas e ecológicas, de boa legibilidade e de interacção eficaz entre o leitor e o “objecto”/revista. Na execução da maqueta final do livro os alunos deverão procurar uma solução que simule um produto o mais real possível.

Faseamento e calendarização:
Fase 1: pesquisa/investigação histórica e análise dos exemplares_25.02 a 04.03
Fase 2: recolhas e estudos de formatos e suportes_04.03 a 11.03
Estudos de composição [texto, exploração cromática, escalas, equilíbrio e elementos figurativos] e de materiais _11.03 a 22.03
Fase 3: entrega dos relatórios e da maqueta final_25.03

Relembro que a entrega/avaliação da presente proposta de trabalho deverá seguir os moldes solicitados na mesma. Consultem a WOC/EST!





ps: um obrigado à prof. Cristiana Serejo pela gentileza em disponibilizar para esta aula, alguns exemplares originais e 'facsililados' da revista «Presença».

25.02.2010 DG_PL [5ª feira/S:D3/20h30-23h30]